terça-feira, 28 de julho de 2015

I Encontro dos Campi da UFF fora de sede elabora pauta de reivindicações comum e convoca ato na reitoria



Próximo encontro será realizado no final de agosto, na UFF de Nova Friburgo

Cerca de 60 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFF, estiveram presentes em Rio das Ostras, nesta segunda-feira (28), para o I Encontro dos Campi da UFF fora da sede. A iniciativa para a realização do evento histórico na Universidade Federal Fluminense partiu de docentes de Rio das Ostras e Nova Friburgo e contou com o apoio da Aduff-SSind e do Comando Local de Greve dos docentes. Todos os campi estavam representados com pelo menos um integrante. O II Encontro dos Campi da UFF fora da sede será realizado no final de agosto, em Nova Friburgo, com o desafio de aumentar ainda mais a participação e organicidade do espaço.

O evento, que teve como tema ‘a precarização a partir da expansão universitária’ propôs um debate amplo sobre as particularidades, dificuldades e desafios dos campi fora de sede no momento em que a UFF vive a greve unificada de 2015. Além da sede em Niterói, a Federal Fluminense está presente em mais sete cidades do Estado do Rio de Janeiro: Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Macaé e Santo Antônio de Pádua.

Deliberações
Ao final do encontro, os participantes elaboraram, a partir dos debates promovidos durante toda a segunda-feira, uma pauta comum de reivindicações dos campi da UFF fora da sede. O documento já está sendo sistematizado e será entregue ao reitor da Universidade, Sidney Mello, em ato organizado pelo interior, na semana que vem. A data da manifestação será divulgada em breve. É importante destacar que a comunidade acadêmica de Niterói está convida a participar do ato.



Afeto e unidade na luta


Além da troca de vivências e do amplo debate sobre a interiorização da UFF – sua forma e conseqüências -, o encontro foi marcado pelo clima de companheirismo e respeito entre os presentes, ampliando a participação no espaço e tornando-o mais democrático.

O Encontro teve início às 13h com um grande almoço coletivo organizado pelos docentes de Rio das Ostras, contou com espaço de recreação infantil e com a presença do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).


*Confira a reportagem completa sobre o Encontro na próxima edição do jornal da Aduff-SSind.


Nenhum comentário:

Postar um comentário